"Transformai-vos pela renovação da vossa mente."
(Rm. 12:2)
"Mas nós temos a mente de Cristo."
(I Co 2:16)
No post passado refletimos um pouco sobre a vida abundante mencionada por Cristo no evangelho segundo João, capítulo 10. Em nosso post de hoje assim como havia sido combinado no passado trataremos de refletir de modo mais específico acerca dessa abundancia de vida que Jesus nos oferece e garante a todo aquele que nEle crer.
Para que possamos aproveitar sem desperdiçar nenhuma migalhinha desse alimento maravilhoso que é a palavra do nosso Deus. Vamos fazer o seguinte: dividiremos nossa reflexão em 3 trés pontos, visto que esse tema daria muito pano para manga, nos deteremos aqui, em apenas 3 aspectos que compreendem essa vida abundante ofertada por Cristo aos santos. Deste modo abordaremos os seguintes tópicos: Libertação por meio de Cristo, Paz por meio de Cristo e Crescimento por meio de Cristo. Neste post de hoje vamos nos delimitar ao primeiro tópico, ou seja, Libertação por meio de Cristo. E nos próximos posts estudaremos os demais até a sua conclusão. Bem, então vamos lá?
Quando falamos em vida abundante, não podemos deixar de mencionar uma vida liberta , em todos os sentidos e áreas que a envolvem. Ao falarmos em libertação, algumas pessoas pensam em coisas chamativas, estilo reuniões do descarrego ou algo parecido. Eu tenho a seguinte visão a respeito desse assunto: Cristo nos liberta imediatamente e progressivamente. Calma, eu explico. Vou dar um exemplo para entendermos melhor o que estou querendo dizer.
Quando eu comecei a ir para igreja, ouvi a palavra varias vezes e embora eu não tenha atendido ao chamado que se faz ao termino das pregações, sentia que algo estava diferente em meu modo de pensar e ver a vida. Eu estava sendo convencida agora por Deus de tudo aquilo que eu já sabia de certa forma. Por exemplo, eu já sabia que mentir era algo ruim, mas a partir do momento que eu passei a ouvir a palavra de Deus e ser liberta por ela, eu não queria mais mentir, ainda que isso me beneficiasse, era algo insuportável, extremamente incômodo para mim. Ou seja, Cristo me libertou imediatamente ao ouvir a palavra. Após responder ao apelo e começar a me congregar em uma denominação evangélica eu comecei a aprender mais estudando a Bíblia e assim progressivamente Deus tem tirado os excessos e preenchido os vazios que necessito como toda nova criatura. Dessa forma Cristo tem me libertado progressivamente.
Deste modo, quando digo que Cristo nos liberta imediatamente me refiro ao convencimento inicial do pecado que domina o homem de um modo geral, do juízo e da justiça de Deus sobre os que pecaram e pecam. Essa obra é realizada pelo próprio Espírito Santo. (Jo 15:8-11) Depois que o Senhor realiza essa obra na vida de um ser humano, então compete ao homem resisti-Lo ou concordar com Ele e aceita-Lo, não somente acerca do conhecimento do nosso pecado mas também, sobre a solução que só Cristo pode ofertar: A redenção por seu sangue santo. Essa libertação ocorre de modo imediato, proporcionando também consequentemente a libertação do poder do pecado sobre o homem , bem como da culpa que o mesmo nos gera diante de Deus. É por isso que Paulo diz em I Co 2:16, "Nós temos a MENTE de Cristo". Isso quer dizer que temos essa mente agora, ao mesmo passo que temos essa vida abundante fluindo em nós. Observe que o verbo se encontra conjugado no presente do indicativo: "temos". Isso não significa que teremos um dia a mente de Cristo, mas, que já a temos a partir do momento que somos convencidos e libertados pelo Senhor e recebemos portanto essa vida abundante, ou seja, a vida do Senhor em nós.
Durante um bom tempo eu não entendia completamente esse versículo. Eu imaginava como seria possível alguém como eu, que pensa tanta bobagem ter a mente de Cristo? Mas, o Senhor me fez entender progressivamente que eu já tenho a mente de Cristo, não porque eu não pense coisas que sei que são erradas. Mas sim, porque eu agora as vejo com outros olhos. Eu as entendo como elas de fato são: como coisas erradas e que devem ser superadas e vencidas.
Bem agora vamos para a segunda libertação aqui apontada, a libertação progressiva. Esse tipo de liberdade é aquela mencionada por Paulo em Rm 12: Aquela produzida pela renovação da nossa mente. Essa transformação que inicia na imediata, segue um processo de constante evolução até alcançarmos a "estatura de varão perfeito" mencionado por Paulo (Ef. 4:13). Essa liberdade efetua-se a medida que aprendemos de Cristo e nossa mente vai sendo moldada a semelhança da mente dEle. Nós não nos livramos de tudo de corrupto que existe em nosso ser assim que cremos, como em um passe de mágicas. Ao contrário do que muitos de nós imaginamos, Cristo não trabalha assim como supomos. Ele nos transforma de glória em glória (II Co 3:18).
Bem, mas você provavelmente deve está se perguntando: o que isso tem a ver com vida abundante? Eu lhe respondo que muito tem a ver. Ambas libertações ocorrem na mente do ser humano, que é o centro de todo o comando do homem. Quando a Bíblia nos fala que a "fé vem pelo ouvir a palavra de Deus" (Rm 10:17), não pense que ela se refere exclusivamente ao ouvir com nossos órgãos auditivos: orelhas, ouvidos, etc. Mas sim, ao ouvir com nosso entendimento, e desse modo aquilo que ouvimos, surtirá efeito em nosso comportamento. é por isso que algumas pessoas ouvem a palavra mas permanecem nos mesmos pecados. Na mesma vida miserável de sempre. Elas ouviram com ou ouvidos, mas não com seu entendimento.
Por este motivo a vida abundante de Deus se manifesta em uma vida transformada pela palavra. E essa transformação antes de se exteriorizar passou primeiro pelo campo do entendimento, da mente do homem, por meio dessas duas libertações. Ambas realizadas por meio de Cristo.
O cristão tem a mente de Cristo. Pensa como o Senhor. Desse modo ele tem condições e forças em Cristo para resistir as setas que tentam conturbar sua mente, antes dominada pelo inimigo de nossas almas, o diabo. Eu poderia citar um lista de referências bíblicas a respeito deste assunto, mas, infelizmente o tempo me obriga a me abreviar. Recomendo que vejam depois as seguintes: Ef. 4:18, Os. 4:6, Rm 1:24;28, II Co. 4:4.
Queridos irmãos temos a vida abundante de Deus fluindo em nós e deste modo temos consequentemente a mente do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo. Podemos enfrentar as situações difíceis que nos cercam nesta vida com o entendimento que temos em Cristo, a saber que Ele tudo já venceu, Ele já triunfou sobre todo principado e potestade nos lugares celestiais. Queridos espero que Deus nos dê mais ainda da sua graça abundante para que entendamos que Ele, Cristo já é Senhor de nossas vidas, de nossas mentes. Creia ele já triunfou sobre todos os seus pensamentos derrotistas e duvidosos. Aleluia! Ele já venceu e reina! Usufrua desta dádiva. Você é livre, porque Cristo já reina no centro da sua vida. Ele mesmo é o único Senhor da sua vida. Agora viva abundantemente. Amém!
Helena Fernandes.
Helena Fernandes.
"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças." (Marcos 12:30)
