domingo, novembro 18

VIDA ABUNDANTE

"Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância". 
João 10:10b.


Quando se fala em abundância algumas pessoas logo pensam em exageros, principalmente quando essa palavra está relacionada a bens materiais. Infelizmente no meio cristão não tem sido muito diferente. Alguns irmãos associam vida abundante a uma vida cheia de "bençãos", de riquezas materiais e coisas que nos satisfazem hoje e amanhã talvez não mais.

Mas o que seria essa tal de vida em abundância que Jesus mencionou em sua palavra? Bem, antes de responder aqui a essa pergunta, gostaria que você pensasse juntamente comigo nos seguintes casos: Imagine um cristão e um incrédulo. Enquanto o cristão vive uma vida de poucos gastos por sua sofrida situação financeira o incrédulo esbanja luxo com seus gastos exorbitantes. No entanto eles têm algo em comum: a ansiedade e o medo com os problemas da vida. tanto o pobre é atormentado por sua pobreza como o rico por sua riqueza. Enquanto o primeiro teme pelo que não tem, o segundo teme pelo que tem. Se eu lhes perguntar qual dos dois tem uma vida abundante, imagino que embora alguns optem pelo cristão, (pelo simples fato de ser um cristão), mas, a maioria, (assim eu creio) que concordará que ambos não conheceram a vida abundante mencionada por Cristo.

Eu poderia dar o exemplo ao inverso, ou até formar pares de incrédulo versus crente para cada uma das situações financeiras aqui apontadas, mas em suma o que quero extrair dessa exemplificação é que, enquanto a abundancia que queremos para nossas vidas se limitar a essa vida passageira, JAMAIS, saberemos e muito menos desfrutaremos dessa vida abundante.

Ao lermos no capitulo 10 o versículo 10 do evangelho de Jesus segundo o apóstolo João, podemos identificar algumas pistas preciosas que nos ajudarão a entender melhor o que é essa vida abundante:

1º Somente Jesus pode dar a vida, pois Ele mesmo é a vida  Observe que nos versículos anteriores Ele nos mostra que os ladrões e salteadores não deram a  vida, mas tinham apenas o objetivo de roubar, matar e destruir. Todos aqueles que ofereceram uma vida fora de Cristo são ladrões e salteadores. Preste atenção que na parte b do versículo 10 Jesus vai dizer "eu vim para que tenham vida". Isso quer dizer que antes dEle e fora dEle ninguém pode ter vida e nem terá JAMAIS. Isso porque para Deus todo aquele que já pecou está morto pelo pecado (Rm 6:23).Dessa forma a menos que você NUNQUINHA tenha pecado (o que eu sinceramente acho impossível) , você está espiritualmente morto, ou seja separado da comunhão e acesso com Deus.

2º  Jesus não dá somente a vida (como se isso fosse pouco), mas, Ele nos dá "vida e vida com abundância". Abundância se refere a fartura, a satisfação, algo independente da circunstancia porque está totalmente relacionado com o que Cristo fez, com que Ele deu e não de termos dinheiro ou não, saúde ou não, casa própria ou morar em um barraco. Essa abundância se refere a uma ação divina em nosso interior, na nossa mente de modo a não vivermos mais uma vida medíocre em pecados, ou muito menos visando o que é passageiro nessa vida.

Portanto a vida abundante promovida por Cristo é um dom de Deus. Independente das circunstancia cotidianas. É uma ação em nosso modo de pensar e logo, também, em nosso modo de sentir e agir focado não em nossas limitações, fraquezas ou em oportunidades ou na ausência delas, mas sim, em Cristo. Deste modo é incompatível um cristão sincero se permitir vencer pelo derrotismo, pelos maus pensamentos ou sentimentos depressivos que vez ou outra nos encaram na caminhada da fé. Quando você se encontrar vivenciando algo do tipo pare, e lembre você tem a vida abundante, viva feliz por essa vida abundante de Deus em você através de Cristo. Não se deprima por essa vida ser tão árdua e tão difícil em alguns momentos. lembre-se você não é desta pátria, você vive  por fé e não por vista. Isso não é mero positivismo ou auto-ajuda. Isso é fé querido(a)! 

Eu acredito profundamente que a vida abundante de Cristo em nós é a lembrança constante do Senhor em nossos corações nos dizendo: "Eu sou suficiente para você viver essa sua vida passageira e para te dar aquela que é eterna". Que possamos viver abundantemente independente do que nos aconteça nesta vida, uma vida plena, cheia de Deus.

Nas próximas postagens abordarei de forma mais detalhada sobre alguns pontos que envolvem uma vida abundante em Cristo. Deus nos abençoe com sua graça abundante.Amém!

E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra”  (II Co. 9.8);

Helena Fernandes.